Comentários/Sugestões

Data: 06-03-2017

De: Rui

Assunto: Agradecimento

Já agora, muito obrigado pela resolução passo a passo. O livro está muito bom, e toda a gente fala bem dele! E as fichas que nos oferece, a troco de nada, é uma atitude muito gentil para connosco (estudantes). Fica um enorme obrigado!

Data: 17-03-2017

De: José Carlos Pereira

Assunto: Re:Agradecimento

Olá Rui, bom dia.

Desculpa a demora na resposta, mas só agora vi o comentário.

Muito obrigado pelas simpáticas palavras, fico-te agradecido. Obrigado!

Queremos que a delegada seja uma das escolhidas. Portanto temos de a escolher, é um imperativo. É como se ela já estivesse escolhida. Ou de outra forma. Temos de escolher a delegada, assim, da delegada, escolhe-se a delegada, o número de maneiras de o fazer é 1C1. Ficam a sobrar catorze raparigas e é com essas catorze que vamos fazer o que falta da contagem.

Cumprimentos.

José Carlos Pereira

Data: 06-03-2017

De: Rui

Assunto: Questão

Na alínea 24.1 da página 32 a certa altura o enunciado diz "Quantas comissões podem ser formadas, de modo que a delegada seja escolhida e que, no máximo, exista um rapaz?"
(Haviam 15 raparigas e 14 rapazes)

Eu nao entendo porquê que na resolução não são consideradas as 15 formas de escolher uma rapariga. Se um enunciado disser "[...] que a delegada seja escolhida [..]" considera-se que ja está escolhida?

Data: 17-11-2016

De: Sofia

Assunto: O documento não abre

Boa noite, não consigo abrir nenhum dos ficheiros sem ser o capitulo de cálculo combinatório, há algo errado no site ou é um problema meu?

Obrigada

Data: 21-11-2016

De: José Carlos Pereira

Assunto: Re:O documento não abre

Olá Sofia, boa noite.

O site foi bloqueado pelo DropBox por motivos que me são alheios. Neste momento este separador já está a funcionar correctamente.

Cumprimentos.

José Carlos Pereira

Data: 06-03-2016

De: estudante

Assunto: multipla 4

na multipla 4, Se saisse um número impar como segundo terceiro ou quarto algarismo, isso nao condicionaria o numero de opçoes possiveis no quinto, alterando o número de números possíveis?

Data: 07-03-2016

De: José Carlos Pereira

Assunto: Re:multipla 4

Olá, boa noite.

A questão que coloca é em relação a que item?

Não consigo identificar.

Cumprimentos.

José Carlos Pereira

Novo comentário