Manifesto subscrito por 140 professores universitários contra a revogação do PMEB

21-06-2013 17:41

 

Cerca de 140 docentes de várias instituições de Ensino Superior, subscrevem um manifesto contra a revogação do antigo PMEB e a entrada em vigor do novo PMEB.

 

Este manifesto vai ao encontro daquilo que eu penso e ao encontro das várias vozes que se têm levantado contra este processo. Não há razão nenhuma para que o antigo PMEB tenha sido revogado, era um programa adequado, bem estruturado, largamente discutido e que estava a ser implementado com sucesso (basta ver como os nossos alunos melhoraram nos vários indicadores internacionais). Além disso esta revogação representou um desperdício de muito dinheiro, coisa que actualmente o país não se pode dar ao luxo de fazer.


O novo PMEB é retrógrado, assenta na máxima, primeiro decora-se e mais tarde percebe-se, o que, no meu ponto de vista, é totalmente errada. Nenhum aluno pode aprender Matemática desta maneira. De que nos vale um aluno que consegue debitar a tabuada de uma ponta à outra se não percebe que 7 vezes 6 é a mesma coisa que 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6?

 

Este novo PMEB é "O grande retrocesso"!


Deixo aqui o manifesto: Manifesto contra a revogação do Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB, 2007) e contra a actual proposta de Programa/ Metas Curriculares da Matemática

 

José Carlos Pereira

 

Siga a minha página no Facebook: José Carlos da Silva Pereira - Explicações de Matemática - Sala de Estudo