Alguns Conselhos Para os Exames

16-07-2016 19:00
 

Na proxima semana, Sexta-Feira, os alunos do secundário realizarão os Exames Nacionais de Matemática (A, B e MACS). Na Segunda-feira seguinte será a vez dos alunos do 9.º ano realizarem a Prova Final do 3.º Ciclo. Para todos esses alunos, em especial para os meus, desejo que tudo corra bem e que se traduza em sucesso todo o vosso esforço, empenho e dedicação. 


Alguns conselhos:
 

Na noite antes do exame deitem-se cedo, um bom descanso é essencial para um bom desempenho;

 

Se o exame for de manhã, levantam-se com tempo, tomem um bom pequeno almoço num ambiente tranquilo. É essencial estarem bem alimentados e calmos. Levem água, está calor e é natural que sintam sede;

 

Se o exame for de tarde e caso necessitem, revejam os últimos pormenores de manhã. Contudo, não se esqueçam que não devem deixar o estudo árduo para a manhã do exame, reservem essa manhã para os últimos pormenores e caso não precisem, um passeio é sempre uma boa opção. Almocem bem, mas não façam um almoço pesado para não correrem o risco de se sentirem indispostos durante o exame;

Controlem bem o tempo, olhem para o exame como um todo e não como um conjunto de perguntas isoladas. Devem ler primeiro tudo com atenção para identificarem os pontos do exame que terão mais dificuldade em fazer e os que terão menos, estes deverão ser os primeiros a serem realizados;

 

No caso de não estarem a conseguir fazer uma pergunta, passem à frente. Ao insistirem estão a perder tempo e estão a enervar-se. Mais tarde voltem a essa(s) questão(ões). Assim não correrão o risco de não responder a questões que à partida sabiam fazer;

ASSINALEM a versão da vossa prova, não indicar a versão implica a anulação de toda a escolha múltipla. Além disso tenham cuidado a passar a opção correcta para a folha de prova. Muitas vezes resolvem correctamente a pergunta na folha de rascunho e depois passam a opção errada. TENHAM CUIDADO; 

 

CUIDADO COM AS CALCULADORAS, se forem de pilhas, levem um conjunto extra de pilhas. Se forem de bateria, carreguem-na na noite anterior. Verifiquem se está tudo operacional. ATENÇÂO, quem tem a TI NSPIRE CX e instalou um programa CAS, não terão autorização para o utilizar;

É aconselhável levarem, além da caneta de cor preta ou azul, uma caneta extra, um compasso, um lapís e uma régua. Não se esqueçam do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão e levem um relógio para controlarem o tempo;

VERIFIQUEM SE O VOSSO TELEMÓVEL TEM TODOS OS ALARMES DESLIGADOS (mesmo estando o telemóvel desligado, o alarme do despertador pode estar ligado e começar a tocar durante o exame). Se um telemóvel tocar durante o exame, a prova do dono do telemóvel será anulada; 

Por fim, nunca se esqueçam que este exame é só uma passagem na vossa vida, é só mais um desafio que irão, com toda a certeza, ultrapassar. Pela vossa vida terão muitos outros desafios, uns tão importantes como este, outros menos importante e outros muito mais importantes e decisivos. Concentrem-se, leiam cada pergunta muito bem, tenham atenção a todos os pormenores. Não compliquem a resposta, em muitos casos uma resposta correcta não necessita de muitas voltas. O tempo do exame é vosso, só vocês é que o controlam, e é nesse tempo que irão, COM TODA A CERTEZA, alcançar o SUCESSO.

 

UMA NOTA ESPECIAL PARA OS MEUS ALUNOS. Estou muito contente e muito orgulhoso com o vosso esforço e empenho. Tenho a certeza que o exame vos correrá bem e que todos alcançarão os objectivos que procuram. Da minha parte já sabem que estarei sempre ao vosso lado para vos ajudar e aconselhar no que for preciso. Para os alunos do 12.º ano, que este tiveram pela última vez aulas comigo, terei saudades vossas, foi um ano muito bom. PARABÉNS POR TODA A VOSSA DEDICAÇÃO. 

 

Por fim, convido todos os alunos do 12.º ano a lerem os artigos que escrevi para o Clube SPM, dedicados aos exames: Novembro de 2013, Janeiro de 2014, Maio de 2014Junho de 2014Março de 2016Abril de 2016 e Fevereiro de 2017.

 

BOA SORTE PARA TODOS! 

 

José Carlos Pereira

 

Siga a minha página no Facebook: Recursos para Matemática