Exames de Matemática do 6.º Ano e do 9.º Ano antecipados

19-06-2013 19:14

 

Os Exames Nacionais de Matemática do 6.º Ano e do 9.º Ano, que estavam marcados para dia 27 de Junho (Quinta-Feira da próxima semana), foram antecipados para dia 26 de Junho (Quarta-Feira da próxima semana), anunciou esta tarde o Ministério da Educação e Ciência (MEC). As duas provas serão realizadas no mesmo horário, a prova de Matemática do 6.º Ano às 09h30 e a do 9.º Ano às 14h00. 

O MEC responde assim aos pedidos dos vários agentes educativos de modo que estas provas não coincidam com o próximo dia 27 de Junho, dia de greve geral na função pública.

 

Ao antecipar as duas provas o ministro retira aos alunos um dia de estudo. Em minha opinião, apesar de não ser ideal antecipar, é melhor do que manter os exames na mesma data e com isso, correr o risco de acontecer a mesma coisa que aconteceu na passada Segunda- Feira.

Afinal alterar as datas de exames não é uma tarefa impossível! Cito o ministro na conferência de 14 de Junho, após a reunião com os sindicatos:

 

"Desmarcar exames nesta situação abriria um grave precedente, tal como já tivemos oportunidade de afirmar. Não se deve permitir, por um simples aviso de greve, que os exames sejam recalendarizados, com consequências para os alunos, para os pais e para os professores. Eu repito, seria um grave precedente se o fizéssemos."
 

José Carlos Pereira
 

Siga a minha página do facebook: Recursos para Matemática